Telefone : 19-99189-6157 11-98835-0613

TRAUMA

Diversos tipos de lesões traumáticas da cabeça e pescoço podem ser abordados pela neurorradiologia intervencionista, sejam elas lesões acidentais ou iatrogênicas.

Lesões de ramos da carótida externas podem provocar grandes hemorragias, A angiografia arterial pode identificar com grande precisão a localização da artéria lesada e no mesmo procedimento pode-se realizar a embolização da região acometida, seja utilizando agentes embolizantes líquidos como o cianoacrilato ou dispositivos destacáveis como os espirais metálicos destacáveis.

Traumas de grande impacto e em caso mais raros, cirurgias da base do crânio, podem cursar com lesões da carótida interna, pincipalmente no seu segmento cavernoso, que pode levar à uma fistula carótida cavernosa direta.

As fistulas carotido cavernosas podem ocorrer de forma traumática (80%) ou espontânea. Os traumas podem ser acidentais, geralmente relacionados a acidente de transito (Figura 8) e outros traumas como queda de grande altura, acidentes de equitação ou ferimentos por armas brancas e de fogo ou iatrogênicos, relacionados a cirurgias transesfenoidais, paranasais ou outras cirurgias intracranianas. As espontâneas estão geralmente relacionadas a fragilidades da parede do vaso, como aneurismas cavernosos ou lesões invasivas tumorais(23).